PECADOS SEGUNDO A LUZ BIBLÍCA
Este ebook tem o intuito de elucidar os pecados mencionados na bíblia que podem nos afastar de Deus e comprometer a nossa salvação.
O pecado é que faz separação entre nós e Deus, portanto precisamos compreender quais são estes para que possamos nos policiar e não desagradar ao Senhor.
O QUE É PECADO?
Deus deixou através de Jesus Cristo e dos profetas orientações sobre como deveríamos proceder para conquistar o Reino dos céus.
Quando transgredimos essas regras damos luz ao pecado.
Pecado é tudo aquilo que vai contra os mandamentos de Deus.
Quando há violação dos mandamentos divinos e fuga de seus caminhos. A omissão também pode ser considerada pecado, quando temos a condição de fazer o que é certo, mas nos recusamos.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17
Podemos pecar em pensamentos, palavras e em ações.
A SALVAÇÃO PELA GRAÇA
É claro que não seremos salvos por obras, mas pela fé para que ninguém se glorie. Mas a obediência a palavra é uma condição para estejamos aptos a entrar no reino dos céus. Baseado em Efésios 2:8 e 9
Os pecados que a palavra condena são aqueles praticados de forma deliberada, ou seja, aqueles que a pessoa faz conscientemente, de forma intencional. A pessoa sabe que aquilo não é certo, mas decide não obedecer.
Porque se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.
Porém uma expectação terrível de juízo, e uma indignação ardente que há de devorar os adversários. Hebreus 10:26 e 27
Os pecados que são cometidos por fraqueza ou ignorância, isto é, sem ser de forma consciente e intencional (deliberada) serão perdoados pela graça. Jesus é o filho de Deus que veio a este mundo com o propósito de nos mostrar o caminho da salvação e para morrer na cruz crucificado pelos nossos pecados. Ele pagou o preço para que um dia pudéssemos ser salvos por meio da graça, que é o favor não merecido.
Para que possamos ser salvos devemos reconhecer que somos pecadores, admitir nossos erros, arrepender e confessar a Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador da nossa vida.
Depois que sabemos o que agrada ou não ao Senhor podemos agora batizar, que é mergulhar nas águas perante os homens
para testemunhar a fé que professamos em Jesus e firmando um compromisso de que depois da imersão seguiremos a verdade e nos tornaremos um novo homem e uma nova mulher.
Assim que batizamos, podemos agora participar da santa ceia. Essa celebração que fazemos na igreja serve para que lembremos do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comendo o pão que simboliza o corpo e o suco de uva que simboliza o sangue derramado na cruz para que todo aquele que nele crê e obedece tenha direito a vida eterna.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9
Ele, que se entregou a si mesmo por nós para nos remir de toda maldade e purificar para si um povo todo seu, consagrado às boas obras. Tito 2:14
Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
Atos 3:19-20
Em Provérbios 28:13 menciona que se confessarmos e abandonarmos nossos pecados iremos prosperar, isto é, admitir nossos erros e falhas diante de Deus e dos outros iremos ter sucesso em todas as
áreas da vida, incluindo relacionamentos, finanças e saúde.
OS TIPOS DE PECADOS
Rebeldia
É não aceitar os mandamentos de Deus.
Ir contra ao que o Senhor orientou na sagrada escritura.
Não seguir um direcionamento se trata de rebeldia. Seguindo a própria vontade ao invés de se atentar ao que Deus espera.
Se ele pede para fazer algo devemos obedecer. E tudo que ele solicita para que
a gente não faça devemos renunciar, não fazer.
Lúcifer foi o primeiro anjo a se rebelar contra Deus, pois queria a glória para si (ser maior do que Deus), mas como consequência foi fadado ao inferno.
Como caíste do céu, Ó Lúcifer, filho da manhã! Tu, que foste derrubado ao chão, que enfraqueces as nações!
Porque tu tens dito em teu coração: Eu ascenderei em direção ao céu. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus. Eu também sentarei sobre o monte da congregação, nos lados do norte.
Eu ascenderei acima das alturas das nuvens. Eu serei semelhante ao Altíssimo.
Contudo, tu serás derrubado ao inferno, para os lados do abismo. Isaías 14:12 a 15
Se as leis instituídas pelos governantes, dos líderes (pastores, presbíteros, etc), do nosso chefe da empresa em que trabalhamos e as orientações dos nossos pais estiverem de acordo com os princípios e valores bíblicos também devemos obedecer.
Em Romanos 13: 1 a 7 diz que as autoridades existem pela permissão de Deus e que só quem pratica o mal teme os governantes. As autoridades quando estão em consonância com a palavra de Deus existem em serviço para nosso próprio bem e como castigo para os infratores. Assim como pagar os impostos instituídos.
Obedeça aos pais, ouça o que eles dizem, preste bem atenção em suas orientações, pois eles sabem o que é melhor para você.
Baseado em Prov. 1: 8. Sempre leve em consideração tudo o que dizem. Ouça-os e guarde seus ensinamentos para que tudo te vá bem. Em Provérbios 30:17 diz que não devemos zombar dos nossos genitores e nem os negar, mas respeitá-los e aceitá-los como são.
Meu filho, guarda o mandamento de teu pai, e não abandones a lei da tua mãe; ataos continuamente sobre teu coração, e amarra-os ao teu pescoço.
Quando saíres, ele te guiará; quando dormires, te guardará; e quando acordares, falará contigo.
Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da instrução são o caminho da vida, Provérbios 6:20 a 23
Um espírito submisso é o que se espera de um servo de Deus, isto é, aceitar, acatar ao que foi imposto, respeitar. Não entrar em discórdias, discussões e brigas.